O KPI Spending em Compras
Todo gestor de Compras gostaria de entender o comportamento do indicador de Spending sob várias visões: Share de suas Gerências, Coordenações, Supervisões, etc, TOP Suppliers, evolução período a período, relação CAPEX/OPEX, distribuição entre as categorias de compras e/ou famílias mercadológicas, entre outras análises.
O desafio de obter visões para todos os níveis (Estratégico, Tático e Operacional) passa por muitos obstáculos que não somente o desenho, modelagem, design e formato de apresentação. As bases com volumes de dados enormes, higienização, categorização e principalmente automatização do processo são virtudes, no cenário tecnológico atual, não somente desejáveis como necessárias.
As equipes são cada vez mais enxutas e as demandas mais urgentes. A pergunta óbvia é: como atingir um grau de performance que transforme a extração de bases do seu ERP como o gargalo. As soluções são diversas e de certa forma simples já que Microsoft Access e Excel resolvem uma grande parte do problema, no entanto um outro questionamento surge junto: de que forma tenho um time que automatize o processo com know-how específico e ao mesmo tempo tenha foco no negócio? Esse é um dilema muito comum e presente.
As empresas estão cada vez mais entendendo que a área de Compras é fundamental e sua independência é muito importante para um atendimento de qualidade, eficiente e com as melhores opções em termos financeiros. Para tal, ter informações confiáveis, rápidas a um clique, relevantes, de fácil compartilhamento e principalmente focadas nas negociações é mandatório e vital.
Realizar a gestão com acompanhamento rígido desse KPI é uma vitória diária tanto para executivos quanto para negociadores que invariavelmente sentam-se junto aos parceiros sem ao menos saber o histórico de compras, pedidos, comparativo de preços com outros players, Share interno, entre outras informações valiosas. Para executivos, fica a sensação que muitos precisam se conformar com relatórios trimestrais quando não ainda mais espaçados para que não desgastem a equipe com atividades que não são core mesmo que fundamentais para direcionar estratégias e planos.
O ideal era que cada equipe, diretoria, gerência ou simplesmente área de Suprimentos/Compras tivesse à disposição uma equipe de Planejamento, Controle e Reports com a função de aferir e divulgar resultados, comunicar planos de ação de curto e médios prazos, e ser o porta-voz da liderança.
Nessa plataforma poderá encontrar uma ótima sugestão de Spend Analysis com Dashboards pré-modelados e detalhes em nível de comprador, fornecedor e SKU/Material:
Abs
Leave a Comment