A importância da Visão individualizada de cada Produto

A questão é simples: sou um negociador e detenho em minha carteira uma linha de produtos extremamente importante para empresa, seja por valor de Spending ou pelo aspecto produtivo, e vou lançar uma nova concorrência para experimentar o mercado. Sei o Share de Spending de cada um deles? Consigo observar a evolução de modo individual? Quais as condições comerciais (Saving, Cost Avoidance, SLA, Prazo de Pagamento Negociado, etc)?

É claro que a pergunta é retórica. Pouquíssimas empresas tem a resposta, aquelas que tem não tem de modo rápido e com qualidade, e ainda, aquelas que possuem desta última forma não compartilham e cada recurso inicia e finaliza sua própria demanda.

Em prol de outras prioridades as lideranças focam em geração de Dashboards, Visões e Relatórios de cunho unicamente executivo, contudo é fundamental que a operação tenha um completo aparato de informações e consultas de modo que não sejam “engolidos” na mesa de negociação.

O comprador deveria ter o poder de consultar, sem ajuda de outras pessoas, qual o preço médio praticado por determinado produto, comparar essas situações por fornecedor, regiões do país e até mesmo com outras empresas, se possível, e esta tarefa não pode ser um objetivo inalcançável. As razões para tal comportamento são diversas: não há maturidade, a base de dados não está preparada, etc, porém, é fato que se há uma base de dados, não importando inicialmente a qualidade, já deveria ocorrer um trabalho para avaliação, porque mesmo que mostre números sem sentido, isto é um avanço uma vez que fica evidenciado onde são os pontos que merecem atenção. E assim o processo é retroalimentado até o momento em que a qualificação é tão grande que falhas são quase imperceptíveis.

Esse tema deveria ser central nas operações de Suprimentos/Compras, no entanto é negligenciado, e em sua maior parte não por falta de virtuosidade, atitude e base de dados, mas de ferramental.

A plataforma na sequência é para resolver esse debate:

Abs


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