Categorização de Compras

Por vezes a categorização em Suprimentos/Compras é negligenciada por diversas razões: falta de tempo, falta de um “projeto” para montar as categorias, etc. O que a iQ solutions percebe em seus clientes é que existe uma boa intenção nesse sentido, contudo percebemos que o foco por vezes é inadequado.

Os motivos já listados não são de fato o que obstruem a caminhada, mas sim a falta de processos e procedimentos. A tarefa de categorizar passa inicialmente por um plano inicial de levantamento de todos os produtos, serviços e projetos, e paralelos com estratificações que façam sentido e auxiliem em negociações ao consolidar Compras da mesma natureza ou que possuam algum tipo de relacionamento, todavia o acompanhamento, monitoramento e compartilhamento de informações por todos é o mais importante do processo uma vez que este passo validará, lapidará e retroalimentará o processo.

Esta tarefa, por vezes colocada em segundo plano tem um grande impacto em curto prazo já que permite perceber melhor o seu próprio portfólio, impulsiona negociações uma vez que você conhece produtos similares produzidos pelo mesmo supplier, por exemplo, além auxiliar bastante na ação de montagem e revisões de orçamento.

A categorização de compras, por ser um atividade operacional, só é vista quando há falha, contudo esta é uma boa recomendação? Claro que não! O ato de categorizar, a longo prazo, não pode se encerrar no projeto que tirou toda a base de dados do zero, ao contrário, é uma atividade recorrente e que deveria ter uma atenção especial, afinal, está dividindo todo o Spending em camadas que invariavelmente são avaliadas de modo individual.

O normal do mercado é cada comprador seja dono de uma carteira ou que haja uma liderança (supervisão, coordenação ou somente uma gerência), e isto por si só já é uma forma de categoria. O ponto é que um negociador deveria ser um “Key User” do processo e não o executor. É comum a estrutura de departamentos de Suprimentos/Compras só possuírem lideranças focadas no processo de comprar sem nenhuma área específica para focar em Reports, Qualificação e Avaliação de Fornecedores, Informações, etc, e o resultado são viradas de noite para gerar documentos pontuais, premissas tomadas a toque de caixa afim de aprontar Apresentações, dentre outras situações corriqueiras no mundo corporativo. O fato que nenhuma dessas está ligada a um compromisso de eficiência operacional, qualidade e promoção de boas práticas.

A plataforma de Gestão de Indicadores de Compras a seguir traz visões detalhadas de como explorar um processo bem estruturado:

Abs


About The Author

iQ solutions
iQ solutions


Related Articles


Leave a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*