O esforço operacional em modelar Dashboards e Relatórios de Compras

A realidade presente, que não se limita a áreas de Suprimentos/Compras, é simples: para ter acesso a informações ágeis, rápidas, envolventes e elegantes precisam de um exército de pessoas. Não existe um culpado específico para o ocorrido mas é um fato latente que os times não possuem o perfil ideal de especialistas em negócios, know-how técnico em extração, tratamento, normatização, categorização e automatização de bases de dados e relatórios.

Em verdade o cenário é bem mais complexo quando se trata especificamente de Procurement, que em grande maioria das vezes não possui um departamento de planejamento, controle e Reports e fica dependente de um profissional mais habilidoso e virtuoso em alguma gerência/coordenação/supervisão que acaba se tornando referência no assunto desviando, desse modo, sua função principal: negociar.

A pergunta que não cala é: se o volume de dados é enorme, as informações são tão importantes em níveis de negociação e definição de Estratégia, quando há a necessidade urgente de uma análise o resultado alcançado muitas das vezes é parcial, cheio de premissas e “jeitinhos” e o número de pessoas a serem mobilizadas é grande, porque não focar em formar pessoas que seriam os braços, mentores e multiplicadores dos objetivos da Diretoria?

A resposta é complexa quando se reflete que, ainda, em boa parte das empresas, Purchasing não é independente. Os quadros de colaboradores obviamente estão cada vez mais enxutos contudo a informação somente é poder se for correta, comunicada e compartilhada, caso contrário é somente mais um relatório irrelevante.

O mercado borbulha de Consultorias, Soluções de TI e até mesmo profissionais consultores independentes para apoiar a operação entretanto, é comum as lideranças de multinacionais preferirem negligenciar a Excelência em prol de cumprimento de orçamento. Por sorte, há alguns anos, a mesa anda virando e cada vez mais o movimento por relatórios que sejam o espelho da operação e do corpo executivo está tomando a rédea desse elo tão fundamental que é aferir desempenho.
Um exemplo de solução focada em área de Suprimentos/Compras porém pode ser adequado a qualquer Business pode ser visto a seguir:

Abs


About The Author

iQ solutions
iQ solutions


Related Articles


Leave a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*