Gestão de Indicadores de Suprimentos/Compras

A função da área de Compras/Suprimentos é realizar acordos junto ao mercado com fornecedores que ofereçam vantagens relacionadas na cadeia de suprimentos, para proporcionar, dessa maneira, valor à organização, o que reflete economicamente no resultado da área e no global.

As áreas de compras têm focos diferentes que dependem, de forma simplista, da forma como a empresa vê esse departamento, o negócio que está inserido e tamanho da empresa, no entanto os indicadores, mesmo que visto sob prismas diferentes, são razoavelmente constantes.

Abaixo destacam-se alguns:

  • Spending: esse indicador é o mais simples no entanto acompanhado de detalhes é de extrema importância não somente pela natureza óbvia, mas pelas análises, exemplo: a clássica comparação entre realizado x orçado. Há desdobramentos interessantes também como Share por Gerência, Coordenação, Supervisão, etc, CAPEX e OPEX, principais categorias de compras, além da análise individualizada por comprador, fornecedor ou outro;
  • Saving: KPI difícil de uma definição sólida porque depende do negócio, forma de enxergar o conceito principal e da própria liderança. Normalmente em materiais o acompanhamento é simplesmente preço anterior x preço mercado x preço praticado. Seriam 2 divisões principais: negociação e de fato. O primeiro normalmente é aplicado para compras que não são recorrentes, mudaram de escopo ou para novas concorrências, ao passo que o segundo é aquele do preço contra preço. Ainda merecem destaque os temas cost avoidance e delta câmbio que precisam ser considerados, talvez não como um retorno financeiro mas reconhecidos como esforço da área de compras;
  • Prazo Médio de Pagamento (Payment Terms): negociado e efetivo. O primeiro é o firmado comercialmente e o segundo é que demonstra a real saída do caixa. Ambos são importantes e tem impacto direto no fluxo de caixa. A comparação entre eles é de muito válida para negociadores que precisam ter uma noção junto ao fornecedor da eficiência da empresa em faturar;
  • Lead Time: o prazo acordado com o fornecedor e o interno desde o momento da requisição a efetivação da compra e pagamento. É muito importante medir o desempenho de parceiros não somente para compará-los com os acordos oficialmente assinados (SLAs) mas também na pesquisa de mercado e busca de novos para o portfólio. O tempo interno é vital para área de suprimentos não ser pega de surpresa em uma negociação no argumento que o processo interno de aprovação, pagamento e etc é ineficiente, desse modo, fazendo com que fornecedores tenham que se blindar com cláusulas fora das padrões das minutas, tomando tempo de montagem de contrato (assunto igualmente complexo para outro post);
  • TOP Suppliers: uma das mais requisitadas análises para gestão de indicadores de Compras/Suprimentos é qual a lista dos principais fornecedores por Spending contudo derivam-se alguns indicadores: nível de concentração de compras, ou seja, quantos fornecedores do total concentram 80% do gasto? Qual o número Total de Fornecedores?

Métricas diversas merecem destaque: evolução de preços, quantidade de pedidos de compras e contratos, SLA de fornecedor e interno e Qualidade, algumas são simples derivações, outras merecem um foco específico.

Nessa plataforma poderá encontrar muitos desses indicadores, Dashboards pré-modelados e detalhes em nível de comprador:

Tem algum indicador a acrescentar ou alguma sugestão? Ficaremos extremamente gratos com sua contribuição!

Abs


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