Como calcular o Prazo Médio de Pagamento?
O indicador de Prazo de Pagamento, seja Negociado, Efetivo, Faturado, etc é muito corriqueiro para departamentos de Suprimentos/Compras, afinal todos eles tem um impacto direto nas finanças da empresa, especificamente no fluxo de caixa, uma vez que um prazo para pagar maior é amplamente desejável por razões óbvias.
Ao focar em um aspecto mais operacional perguntamos: você calcula corretamente? Ao extrair uma base de dados de POs simplesmente é feita uma média de todos os prazos? Esta é uma prática extremamente comum que distorce a visão real em como deveria acontecer.
O prazo de pagamento quando feito por média simples negligencia um fator muito importante: a importância em termos proporcionais financeiros daquela linha (pedido de compra, pedido-item de compra, etc). Ao calcular simplesmente somando o Spending total dividindo pelo número de linhas/registros coloca-se todos os pedidos em nível de igualdade e esta é uma premissa absolutamente falha de modo que, por exemplo, é comum uma área de Compras Gerais emitir uma grande quantidade de POs com valores pequenos e esta estaria sendo o driver do indicador.
Vamos tentar ilustrar tal situação de forma mais lúdica. O raciocínio é simplório. Imagine 10 POs somando 100 reais. 9 destas tem prazo de 30 dias e somam 10 reais ao passo que 1 tem prazo de 60 dias e soma 90 reais.
O seu departamento utiliza esse raciocínio?
Por vezes este indicador não tem a devida atenção, muito em função do enorme foco em Saving e Preços, no entanto é extremamente importante por ter influência no ciclo financeiro já que antecipar recebíveis e postergar pagamentos é um desejo unânime por diversas razões: fluxo de caixa, capital de giro, financiamentos, etc.
A plataforma a seguir traz esse e outros indicadores para o departamento de Suprimentos/Compras:
Abs
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