A realidade do Prazo de Pagamento Negociado no Brasil
Oindicador de Prazo de Pagamento é um acordo comercial livremente negociado no âmbito da contratação. De forma prática, dentro das empresas, pode ser visto sob 2 frentes: negociado e efetivo. O negociado é aquele que foi firmado em contrato e o efetivo é dependente do fluxo de pagamento que tem a tradição de ser um pouco traumático.
Segundo pesquisa da ILOS “Panorama ILOS 2015”, no Brasil o indicador é 22 dias menor do que a média obtida com dados de empresas nos EUA, Alemanha, Suécia e África do Sul. Em apenas 5% dos casos esse prazo é maior do que 60 dias no Brasil, contra 18% nos demais países. A distensão do prazo é certamente mais difícil por aqui, devido ao elevado custo de capital.
A pesquisa sinaliza ainda que o foco das empresas brasileiras é ampliar o prazo de pagamento aos seus fornecedores de tamanho médio (faturamento entre R$10MM e R$100MM), enquanto nos outros países já existe uma pressão também nos grandes e pequenos fornecedores.
Menos da metade das empresas entrevistadas (46%) já buscou crédito mais barato para seus fornecedores, resultando em apenas 20% dos fornecedores beneficiados. Apesar disto, o índice de sucesso dessa estratégia é extremamente elevado, com 91% dos respondentes afirmando que obtiveram benefícios para sua empresa com esta prática e que buscariam novamente este tipo de iniciativa, que é um excelente exemplo de práticas de “ganha-ganha” na gestão da cadeia de suprimentos.
O apelo pelo KPI Saving invariavelmente ofusca a importância em aumentar o Prazo de Pagamento Negociado uma vez que este é uma ação direta em fluxo de caixa e os resultados de esforços direcionados proporcionam efeitos substanciais no desempenho geral da empresa. Cada negócio é uma realidade, isso é claro, uma vez que é muito difícil estabelecer paralelos com Compras baseadas em commodities, mercados regulados, poucos fornecedores, etc, no entanto, os dados são delatores que em nosso país ainda existe um grande caminho a se percorrer.
A ferramenta a seguir apresenta um modo envolvente, rápido, dialogante, detalhado e para toda a empresa de se enxergar e analisar o tema tratado:
Abs
Leave a Comment